Grameen Danone Foods Ltd
Nutrição ao alcance de todos.

Segundo a UNICEF 30% da população e 56% das crianças com idade inferior a 5 anos sofrem de desnutrição moderada ou grave em Bangladesh. A desnutrição é um problema iminente que deve ser encarado como uma tragédia humana. É também é um grande obstáculo para o desenvolvimento humano: as pessoas desnutridas ficam doentes mais facilmente, trabalham menos e têm mais dificuldade para estudar.
 

O negócio social Grameen Danone Foods foi criado em 2006 e é uma joint-venture entre o grupo Grameen e a multinacional francesa Danone e tem como missão combater a desnutrição. Seu principal produto é um iogurte enriquecido com vitaminas e minerais, que, ingerido duas vezes por semana ao longo de um ano, pode tirar uma pessoa da desnutrição . A Grameen Danone foi estruturada com quatro objetivos principais: oferecer um produto de valor nutricional elevado; criar empregos; proteger o meio ambiente e ser economicamente viável.
 

A fábrica possui pouca tecnologia , o que demanda o uso de mão-de-obra intensiva, contratada na região. Os principais ingredientes são comprados de pequenos agricultores locais .O iogurte é vendido para pequenos comércios ou distribuído nas áreas rurais pelas “Grameen Ladies”, que recebem 10% de comissão . Grameen Danone Foods é responsável pela criação de cerca de 1.600 empregos num raio de 30 km.
 

Existe também um aspecto ambiental envolvido: a energia utilizada para aquecer a água que é utilizada para a limpeza da instalação é solar. Além disso, as embalagens dos iogurtes é 100% biodegradável.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon