Grameen Shakti
Traz energia verde para área rural de Bangladesh, gerando renda e empregos

O acesso a energia é premissa básica para o acesso a tecnologia e por consequência para o desenvolvimento econômico. Em Bangladesh, cerca de 60% da população (90 milhões de pessoas) não têm acesso à eletricidade, principalmente nas áreas rurais. Apenas 12% tem acesso a energia ao longo de todo dia, tornando muito difícil para o restante da população trabalhar e estudar depois que escurece.
 

Em 1996, nasceu a empresa sem fins lucrativos Grameen Shakti. Esse negócio social tem a finalidade de vender painéis de energia solar, especialmente para a população pobre rural. Os beneficiados podem pagar os seus painéis solares em taxas mensais durante um período de dois a três anos.
 

Estes sistemas solares permite aos empresários locais criar novos negócios relacionados ao comércio como centros móveis de energia solar e de reparos eletrônicos.
 

Além da energia solar o Grameen Shakti também vende unidades de biogás que produzem metano através da Biomassa. Esse metano pode ser utilizado como um combustível ou para gerar eletricidade.
 

Atualmente Grameen Shakti é a empresa de energia renovável que mais cresce no mundo com a instalação de mais de 4.000 coletores de energia solar por mês. O objetivo é chegar a 2016 com 1 milhão de coletores de energia instalados.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon